sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Escalada - São Luís do Purunã - Setor 1

Escalada em São Luís do Purunã (Setor 1) - setembro de 2007

Em São Luís do Purunã (RMC), mais precisamente depois de Campo Largo, basicamente no primeiro posto de Pedágio, encontra-se uma verdadeira escola de escalada. Para se chegar ao Complexo, deve pegar a BR 277 (sentido oeste) e após a plataforma da Serra de S. L. do Purunã, parar no pedágio (o pessoal costuma deixar o carro ao lado do pedágio). Atravessa-se a pista e caminha-se sentido o Cristo (tem uma antena de telefonia na mesma direção).

O Setor 1 como é chamado, é um complexo de paredões propícios para escalada, que faz a parte oeste de um vale em que a BR 277 corta-o no sentido norte. A dificuldade pode variar de 4 a 11. São aproximadamente 36 vias de vários tipos e graus em pedra de arenito, o que ajuda bastante na “pegada” com os dedos, diferentemente das rochas da Serra do Mar que costumam ser mais pontiagudas.

De cara já da pra fazer um rapelzinho para descer nos paredões, ou você poderá também dar uma volta e entrar na fenda, pegando a trilha da pedra furada, ou ainda descer ao lado da pedra que da um visual geral do complexo dando uma ampla e bela visão do vale.

Desta vez fomos Eu (Wanderley), Ninho (Adriano), Kaju (Ladislau), Zecão (Fernando) e o Bizoto (Emerson). Levamos três cadeiras e uma parafernália de equipamentos como freios, mosquetes, costuras, corda, fitas e etc...

Fizemos três vias neste dia (as mais fáceis; Jonny Cash, uma outra que não lembro o nome e a Bocó), porém, existem outras para todos os tipos e com nomes sugestivos como; Rainha do Abismo, Mato Psicodélico (essa eu pirei), Ilusão de Ótica, Paranoid e Movimento Sob Pressão, esta última sendo considerada uma das mais (ou a mais) difíceis de todo o Estado do Paraná. Também (às vezes) a mesma via pode possuir outros nomes, dependendo de quem costuma escalar por aquelas bandas. Há também vias que podem ser feitas com equipamento móvel.

Existem, ainda, outros dois Complexos para escaladas (chamados de Setor 2 e 3) que ainda a nossa galera não conhece. Porém, assim que estivermos por lá postarei dicas e fotos do local.

Abaixo um mapinha (quem confecionou se puder me avise para colocar seu nome) com locais com outras atividades para se conhecer no local como cachoeiras e a ponte dos arcos.





Observações:

O local é de propriedade particular, então não faça fogueira ou deixe sujeira;
É proibido acampar, porém, desde que voê não foda nada da pra fazer um bivaque;
O local me pareceu seguro, mas não dê bobeira;
Vá com quem tenha experiência em escalada.
* * * * *

Texto: Wanderley (Badu)
Fotos: Bizoto, Caju e Badu

Nenhum comentário: