segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Curitiba / Guaraqueçaba / Curitiba - Janeiro de 2006



Curitiba /Guaraqueçaba/Ilha das Peças/Paranaguá/Curitiba - Janeiro de 2006

H
avíamos feito esta trip um ano antes e naquela ocasião não sabíamos nada sobre o caminho. Nem fotos na Internet encontramos, somente relatos de pessoas que já haviam passado por esta estrada e nos diziam que era de chão e muito esburacada. Então, na primeira vez foi uma verdadeira aventura, pedaladas rumo ao desconhecido, com mochila cargueira e cercados por uma mata exuberante.

Porém, nesta segunda trip para Guaraqueçaba, o caminho já não era novo para nós (com exceção do Bizoto que ia de primeira) e tudo foi planejado com antecedência. Todo o caminho, pousadas, barcos, costelada, itinerários e até a relação entre tempo e distância já eram sabidos de antemão.

O percurso de Curitiba a Guaraqueçaba corta a Mata Atlântica pela Serra do Mar, na BR 277 entre Curitiba a Morretes. Deste Município a Antonina (Cacatu) e deste a Guaraqueçaba atravessa-se a Mata Atlântica pela Planície Litorânea, sendo diferentes as espécies tanto na flora e na fauna entre a Serra e a Planície.

O caminho não é para principiantes, até Cacatu (Antonina) a estrada é asfaltada, porém, na bifurcação entre Bairro Alto e Guaraqueçaba a estrada é completamente de chão, com muitos buracos e pedras.

Também não segue uma linha reta no trajeto ou uniforme em altura. São muitas curvas, subidas e descidas, inclusive uma Serra (Serra Negra).

Guaraqueçaba é uma cidade histórica, um pouco mórbida e parecida com Porto de Cima, mas ao invés do Rio Nhundiaquara tem um belo litoral (sem praias), com muitos botos que dão um verdadeiro espetáculo no entardecer. Já a Ilha das Peças é um local muito agradável para tomar banho de mar, também ver botos e festejar a data de seu Padroeiro, São Sebastião, que é comemorado no dia 22 de janeiro de cada ano.

Nesta trip formos Eu (Wanderley), Rodrigo (Jegue), Carlos (Peixão), Emerson (Bizoto) e o Fernando (Zecão) que foi de Jip. Saímos dia 19 de janeiro de 2006 e fizemos o seguinte itinerário:

Dia 19/01 – Curitiba – Cacatu (Antonina)
Dia 20/01 – Cacatu (Antonina) – Guaraqueçaba
Dia 21/01 – Guaraqueçaba – Ilha das Peças
Dia 22/01 – Ilha das Peças/Paranaguá – Paranaguá/Curitiba

Posto agora fotos de todo o percurso, com destaques para fotos da estrada que liga Antonina a Guaraqueçaba.
Obs. Lembre-se que clicando na foto você poderá aumentá-la.















































* * * * *


Texto: Wanderley (Badu).

Fotos: Maioria de Rodrigo e Carlos (Peixão), algumas de Emerson (Bizoto) e Wanderley (Badu).

2 comentários:

Razor LifeStyle disse...

Cara, primeiramente meus parabens pelo seu blog.. Olha apesar de eu ser jovem, vc me trouxe ótimas lembranças, conheço muitos desses lugares ai, mas o lugar que mais curto é guaraqueçaba sem duvidas..
Suas trips são show.. sonho em subir o parana, caratuva etc.. As fotos antigas tbm animais....
Eu tinha td planejado tbm em 2004 por ai de fazer ctba-cacatu-guara.. mas roubaram minha magrela, e adieie ate hoje!
Meus parabens, salvei varias fotos!
abraços
Rodrigo Beghetto

rodrigo binder disse...

essa viagem foi muito foda, quando falo para algumas pessoas que já fiz curitiba-guaraqueçaba fazem cara de que duvidaram, ae quando falo que já fiz a viagem duas vezes de bike, algumas acham que sou megalomaniaco, pirado, mentiroso. de tão foda que é a trip... kkk...